Blog de informação sobre o colesterol alto e formas de baixar o colesterol alto, para melhor a sua saúde e vida em geral.

07
Dez 11

Nos dias de hoje, em que as preocupações de saúde são cada vez maiores, há cada vez mais pessoas preocupadas em quererem baixar o seu colesterol alto, entre muitas outras condições ou problemas de saúde de que padeçam.

 

O aumento da preocupação das pessoas em relação à sua saúde deve-se a vários factores. O estilo de vida de hoje é muito mais frenético, muito mais exigente, muito mais "stressante" do que, por exemplo, à uns 20 ou 30 anos atrás. Hoje à muito maior tendência para se fazerem as coisas muito mais rapidamente, com maior urgência e a pressão começa a amontoar-se na nossa vida, acabando por reflectir-se na nossa saúde.

 

O que é exactamente o colesterol?

 

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada de forma natural em todos os animais, incluindo nós os humanos. O que é importante salientar aqui é que muitas pessoas assumem imediatamente que o colesterol é algo muito mau e que não se deve ter, mas não é bem assim! Existe mau colesterol e existe o bom colesterol.

 

O colesterol mau é o que todos nós devemos evitar. Isto porque o colesterol mau é responsável pelo aparecimento de outras complicações de saúde, como por exemplo a obesidade, a hipertensão (tensão arterial alta), doenças cardiovasculares, etc. Mas o colesterol é algo essencial na nossa vida, porque os nossos orgãos (principalmente o fígado, que regula a quantidade de colesterol no corpo) necessitam dele para poderem fazer o corpo funcionar bem.

 

Más gorduras (causam o aparecimento do colesterol alto):

  • Alimentos fritos
  • Consumo excessivo de queijos, enchidos, cremes, etc.
  • Leite gordo
  • Muita manteiga (mesmo a "light")
  • Refeições e alimentos pré-cozinhados (dos que agora se vendem nos supermercados)
  • Consumo excessivo de carnes, especialmente as vermelhas, como de vaca, de porco, de cordeiro, etc.
  • Os 'snacks' com excesso de sal ou de açúcar
  • Consumo excessivo de ovos

Boas gorduras (essenciais para o bom funcionamento do corpo):

  • Peixe, nomeadamente o salmão, a sardinha, o carapau, entre outros
  • Azeite virgem e extra virgem (em moderação)
  • Fruta
  • Cereais integrais
  • Etc.

Como baixar o colesterol alto

 

Qualquer pessoa pode sofrer de colesterol alto, tanto homens como mulheres, porque esta doença é "silenciosa" e não dá sinais que sejam considerados visíveis para que a pessoa possa fazer algo imediatamente. Em Portugal, cerca de 2 em cada 3 portugueses sofre de colesterol alto, o que dá-nos uma ideia bem clara do problema que enfrentamos.

 

A forma mais natural para baixar o colesterol alto é sem dúvida reduzir o consumo de alimentos e comidas que contenham as "más gorduras", como estão em cima (mas entre muitas mais) e manter ou mesmo aumentar (dependendo da situação de cada pessoa) o consumo de "boas gorduras".

 

Para além disto, é também essencial fazer-se exercícios físicos regularmente, pois só ter uma dieta variada e saudável não será suficiente para baixar o colesterol alto. Uma combinação disto poderá trazer-lhe maiores benefícios do que concentrar-se somente num deles.

 

Uma outra forma de baixar o colesterol alto é mesmo através da compra de medicamentos ou tratamentos. Hoje em dia existem vários medicamentos e tratamentos que podem ajudar a baixar o colesterol alto em muitas pessoas. Consultando fisicamente o seu médico, indo à sua farmácia local ou mesmo comprando em clínicas e farmácias online devidamente registadas e autorizadas são as formas mais usadas para se obter tais medicamentos.

 

A opção e decisão está sempre do lado das pessoas, pois a variedade hoje em dia é muito maior que antigamente e os resultados também poderão ser melhores. Baixar o colesterol alto deve ser algo que as pessoas deverão ter em conta, porque se não for devidamente tratado, poderá piorar a sua saúde, a ponto de ser irreversível.

 

Uma boa saúde e fiquem bem!

publicado por I Am One às 12:57
sinto-me: Alegre

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


arquivos
2012

2011

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO